Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A diretoria colegiada da Aneel aprovou o edital do leilão para suprimento aos Sistemas Isolados marcado para 26 de setembro desse ano. O início de suprimento é 20 de dezembro de 2027, com exceção para a localidade de Coari (AM), cuja entrega começará em 1º de dezembro de 2030. Ademais, o início do suprimento imediato é permitido para as localidades de Anamã, Caapiranga e Codajás.
A Empresa de Pesquisa Energética (EPE) registrou o cadastramento de 241 projetos, correspondendo a 80 soluções de suprimento, totalizando 1.870 MW. Os dois primeiros lotes preveem a contratação de 8,791 MW e 48,253 MW por meio de 19 e 29 projetos no Amazonas; e o 3 com 9,946 MW através de 32 soluções no Pará. Um mesmo projeto poderá participar de uma ou mais solução de suprimento.
As centrais termelétricas cadastradas correspondem a 39% da potência total do certame. Enquanto as centrais híbridas (termelétricas + fotovoltaicas, com ou sem armazenamento) totalizam 61%. Outro destaque é cerca de 55% das usinas híbridas possuindo sistemas de baterias. Além disso, todas as 11 UTEs cadastradas utilizarão mistura de biodiesel acima do percentual obrigatório.
De acordo com o voto proferido na reunião da Aneel desta terça-feira (26), o assunto posto em consulta pública recebeu 89 contribuições. Assim, foram aproveitadas 43% de forma total ou parcial. Enquanto 29% não foram aproveitadas e 28% foram consideradas fora do escopo.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental