Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
Todos os estados brasileiros já contam com ao menos 100 MW de potência instalada em energia solar no segmento de GD (geração distribuída), segundo dados atualizados nesta quarta-feira (5) pela ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica). Roraima foi o último estado a alcançar essa marca.
Ao todo, o país conta com 41,7 GW de potência instalada e mais de 3,74 milhões de sistemas de GD solar em operação em 5.559 municípios. Atualmente, apenas 11 cidades ainda não possuem sistemas fotovoltaicos em operação. O número de UCs (Unidades Consumidoras) abastecidas, por sua vez, ultrapassa 6,5 milhões.
Entre os estados, São Paulo lidera com 5,90 GW, seguido por Minas Gerais (5,14 GW) e Paraná (3,78 GW). Outros destaques incluem Rio Grande do Sul, Mato Grosso e Bahia, todos com mais de 2 GW de potência instalada. Ao todo, 14 estados já superaram a barreira de 1 GW.
A classe residencial é a principal responsável por esse avanço, com 20,7 GW em potência instalada, quase o dobro do segmento comercial.
Para Geraldo Silveira, engenheiro responsável pela CS Consultoria, a presença da GD é cada vez mais evidente em todas as regiões do país.
“Em todos esses nossos anos de consultoria, percebemos como a GD se popularizou cada vez mais em todas as unidades federativas do país. Até o mês passado, só não tínhamos atendido o Distrito Federal — o que mostra o alcance real dessa tecnologia”, afirmou o profissional.
Confira os números de potências instaladas dos 10 primeiros no levantamento:
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental