Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Itaipu lança site público com mapa dos limites ao longo do reservatório

Em: 02/07/2025 às 08:36h por Canal Energia

Dados podem ser visualizados e baixados instantaneamente ajudando a definir com precisão os limites das áreas


A Itaipu Binacional lançou um site com o mapa interativo dos limites oficiais do reservatório. A plataforma, que pode ser acessada por proprietários de terras vizinhas à geradora, profissionais de georreferenciamento e demais interessados, permite visualizar e baixar instantaneamente as coordenadas geodésicas (latitude e longitude) dos limites das áreas de propriedade da Binacional, facilitando o georreferenciamento e a regularização fundiária.


Esses dados fazem parte da chamada Poligonal Envolvente (PE), que é uma linha que indica os limites das áreas de Itaipu ao longo do reservatório e de sua faixa de proteção. Essa poligonal é formada por diversos pontos que são chamados de vértices. Cada vértice contém informações de longitude e latitude, que pode ser utilizada para cadastro no Sistema de Gestão Fundiária (SIGEF) do Incra.


Foram liberados para consulta 10.993 vértices que definem os limites da margem brasileira da Binacional, com 1.396,93km de extensão.


O lançamento aconteceu nesta quinta-feira (26), no escritório da Itaipu em Santa Helena, com a participação de técnicos, empresas de topografia, cartografia e agrimensura — responsáveis por serviços de georreferenciamento de imóveis rurais na região – além de representantes de prefeituras, de universidades e de cartórios de registro de imóveis.


Com o novo site, a Itaipu garante agilidade no processo de compartilhamento de informações geodésicas sobre os marcos que fazem divisa com as propriedades lindeiras. Até então, esses dados eram fornecidos sob consulta. Agora é possível, sem a mediação direta por parte da equipe da Itaipu, verificar em tempo real as informações.


De acordo com a Binacional, o site permite ainda a importação de polígonos referentes a propriedades da região para ajudar a identificar vértices de interesse dos proprietários lindeiros. Os formatos aceitos são: shapefile (shp) compactado (.zip), .kml, CSV, GeoJSON e PGX. Após o envio, o sistema seleciona automaticamente os vértices da Poligonal Envolvente mais próximos, que poderão ser exportados pela ferramenta. Cerca de 94% dos vértices estão com as coordenadas publicadas, os outros 6%, se necessário, poderão ser solicitados a partir de um formulário no site. A resposta, após as devidas análises no local, será enviada por e-mail.


As coordenadas estão disponíveis no padrão Sirgas 2000 (Sistema de Referência Geocêntrico para as Américas), que é o sistema de referência geodésico oficial usado no Brasil e em outros países da América do sul.