Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O ministro da Casa Civil, Rui Costa, exonerou a pedido o Procurador-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica, Raul Lisboa, e nomeou para o cargo o subprocurador-geral, Eduardo Ramalho. A exoneração e a nomeação foram publicadas nesta sexta-feira, 31 de janeiro, no Diário Ocial da União.
Ramalho já estava sendo tratado como o virtual ocupante do cargo em substituição a Lisboa, que pediu exoneração da Aneel na semana passada para tratar de problemas pessoais. O procurador da Advocacia Geral da União está na Procuradoria da agência reguladora desde dezembro de 2008, e como subprocurador-geral desde 2016.
Bacharel em Direito pela Universidade de Brasília, o novo Procurador-Geral é Especialista em Direito Público pela UnB e em Defesa da Concorrência pela Fundação Getúlio Vargas – FGV/Law. Ele faz parte do quadro da Advocacia Geral da União desde 2006 e tem passagens pelas procuradorias do Inmetro e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – Cade.
Lisboa estava com procurador da Aneel desde 23 novembro de 2023, quando substituiu o então procurador-geral Luiz Eduardo Diniz, em um processo que acabou provocando atrito entre diretores da autarquia.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental