Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O Operador Nacional do Sistema Elétrico informou nesta sexta-feira (17) que foi concluído o teste de 96 horas da linha de transmissão Boa Vista – Santa Elena, para importação de energia da Venezuela para Roraima. Os resultados da avaliação do desempenho da instalação ainda estão sendo analisados e só serão divulgados na semana que vem, quando o ONS vai emitir parecer sobre a viabilidade da operação da interligação.
“Se a avaliação dos testes for positiva, a expectativa é iniciar a operação comercial já nas próximas semanas,” armou o operador em nota. A operação em teste de forma ininterrupta foi realizada entre terça e sexta-feira desta semana pela comercializadora Bolt Energia. Procurada, a Bolt não respondeu aos questionamentos sobre o teste.
O objetivo era vericar se a instalação do lado venezuelano está em condições de escoar energia com qualidade e continuidade para atendimento ao sistema isolado de Roraima. A operação vai aumentar a conabilidade eletroenergética e reduzir o custo total do atendimento ao único estado brasileiro fora do Sistema Interligado Nacional.
O ONS calcula que o benefício econômico pode chegar a até 500 mil reais por dia com a importação de até 15 MW do sistema venezuelano, ao valor de R$ 1096,11/MWh. Apesar do preço elevado, a energia de fonte hídrica do país vizinho vai substituir a geração de térmicas a óleo, que são mais caras. Os testes foram autorizados pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), na reunião mensal de janeiro.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental