Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) lançaram na última terça-feira, 7 de janeiro, o edital de chamada pública para fomentar planos de negócios que visem a transformação de minerais estratégicos. O objetivo é desenvolver a cadeia desses materiais para aplicações sustentáveis no país. O orçamento é de R$ 5 bilhões.
As linhas de crédito preveem participação acionária em empresas e recursos não reembolsáveis, as duas instituições vão investir em capacidade produtiva e em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I), visando a transformação de minerais para a transição energética e para a descarbonização.
A chamada pública irá contemplar o financiamento de projetos em diferentes estágios, desde plantas industriais em larga escala até pesquisas e estudos para novas capacidades industriais. A iniciativa busca alavancar investimentos entre cinco e dez vezes o montante inicialmente disponibilizado, mobilizando recursos para todas as etapas, desde pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novas tecnologias até a implantação de plantas de demonstração e em escala industrial.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental