Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

CCEE: de janeiro à novembro foram quase 24 mil migrações ao mercado livre

Em: 17/12/2024 às 13:16h por Canal Energia

Volume recorde supera em mais de três vezes o registrado em todo o ano de 2023

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) vem registrando desde janeiro deste ano uma movimentação intensa de consumidores aderindo ao Ambiente de Contratação Livre (ACL), conhecido como mercado livre de energia. Em 11 meses, foram 23.698 migrações, volume recorde, aproximadamente três vezes maior do que o vericado durante todo o ano passado (7.397).


De acordo com a CCEE, cerca de 74% dos consumidores que estão chegando ao mercado livre são pequenas e médias empresas, como supermercados e escritórios, atentas à liberdade de escolha e negociação que o ambiente oferece. Vale lembrar que a adesão desse perl de consumidor ocorre por meio de uma comercializadora varejista.


Com a onda migratória de 2024, o mercado livre registra ao todo 61.293 unidades consumidoras, sendo que 20.464 estão sob representação dos comercializadores varejistas. Já 40.829 atuam diretamente na CCEE.