Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Sindenergia destaca transição energética no setor elétrico durante a abertura da V Semana de Engenharia Elétrica da UFMT

Em: 11/12/2024 às 13:02h por FIEMT

A abertura da V Semana de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), realizada nesta terça-feira (10/10), trouxe reflexões sobre a transição energética e a descarbonização do setor elétrico. O presidente do Sindicato das Indústrias de Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso (Sindenergia-MT), Carlos Coelho Garcia, destacou a importância do diálogo entre indústria e academia para superar desafios e aproveitar oportunidades no setor.

Com mais de 80% da matriz energética brasileira composta por fontes renováveis, o Brasil é referência global. No entanto, o presidente do Sindenergia alertou para as incoerências no modelo elétrico atual. “Vivemos situações em que há excesso de geração de energia limpa, mas, em outros momentos, é necessário acionar termelétricas. Precisamos reavaliar nosso sistema para privilegiar fontes como Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), que possuem baixa pegada de carbono e oferecem maior eficiência”, afirmou.

O evento reuniu especialistas, estudantes e profissionais para debater o futuro do setor energético no Brasil. As seguem até sexta-feira (13/10), com palestras e minicursos voltados à sustentabilidade e inovação no setor elétrico.

 

380

Presidente do Sindenergia defende mais incentivo às PCHs

 


O Sindenergia, segundo Garcia, está comprometido em fomentar debates estratégicos para modernizar o setor. Além disso, ele anunciou a realização do Encontro do Setor Elétrico, programado para os dias 20 e 21 de maio de 2024, no qual a descarbonização será um tema central.

“O setor elétrico é fundamental para o crescimento sustentável do país. Estamos de portas abertas para colaborar com o meio acadêmico e buscar soluções que equilibrem geração e distribuição de energia”, concluiu.

O painel “Panorama da Transição Energética — Desafios e Oportunidades para um Futuro Sustentável” foi conduzido pelo professor doutor Evandro Soares e contou com as contribuições do professor doutor Danilo de Souza e do presidente do Sindenergia-MT, Carlos Coelho Garcia.

 

Texto e fotos: Eduardo Cardoso