Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Palestrantes debatem armazenamento de energia por meio de baterias, em workshop do Sindenergia

Em: 04/12/2024 às 13:01h por 220 Relações Públicas

Durante a realização do Workshop que debateu estratégias de armazenamento de energia elétrica por meio de baterias que garantem estabilidade e eficiência energética para a economia do estado de Mato Grosso, palestrantes de renome falaram sobre a expansão do uso da tecnologia, seus avanços e diminuição de despesas. 


O evento gratuito, realizado na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, no final do último mês de novembro, foi promovido pelo Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) em parceria com as indústrias WEG e MRT GOODWE e seus representantes Enerzee, Fenix e Mavic, que são empresas pioneiras no desenvolvimento de soluções em geração de energia solar no Brasil. 


O presidente do Sindenergia, Carlos Coelho, avaliou o seminário como uma oportunidade de mostrar diversas tecnologias e aplicações que foram apresentadas pelos próprios fabricantes e pelas empresas que projetam e comercializam as soluções de armazenamento. 


“Foi uma oportunidade para os especialistas mostrarem detalhadamente as aplicações dos sistemas de armazenamento. O Sindenergia enxerga o armazenamento de energia por baterias como a base do futuro do setor elétrico brasileiro. As baterias vieram para ficar”, pontuou ao afirmar que uma opção assertiva para indústrias e empresas, tendo em vista que em médio prazo deve resolver o problema atual da energia do Brasil, que é o excesso de energia na hora que não se precisa, inclusive para evitar os cortes de energia renovável”, esclareceu o presidente do Sindicato. 


O diretor da Mavic Engenharia Solar, Manoel Padilha da Cunha Júnior, parabenizou o Sindenergia pela iniciativa que contou com a participação de várias empresas de tecnologia de energia renovável. “Nós somos uma empresa mato-grossense de tecnologia, somos sucesso no armazenamento de energia, tanto na parte de geração, quanto de armazenamento. Sendo que na parte de armazenamento nós viramos um case nacional por termos sido o primeiro sistema de armazenamento de energia implantado em Cuiabá”, disse Padilha, ao citar como exemplo, o sistema usado no Hotel Inter, que foi implantado pela Mavic.


“Somos um case de sucesso em várias áreas e tecnologias e não poderíamos ficar a parte da energia, geração e agora armazenamento”, acrescentou o representante da Mavic que há mais de 30 anos trabalha na área de tecnologia, telecomunicações e infraestrutura. “Trabalhamos com sistemas elétricos mais avançados, mais modernos que existem, porque a gente precisa projetar e executar datacenter de alta capacidade e alta disponibilidade de energia”, concluiu o diretor da Mavic.


De acordo com a diretora da Enerzee, Etiara Sachet Sperafico, foi uma apresentação bastante válidas para todos que participaram. Na ocasião, a Enerzee trouxe um case que está sendo preparado especialmente para a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). 


“Nós mostramos a microrrede que estamos projetando para a Cemig. Com esse projeto, vamos deixar o abastecimento de energia lá mais previsível”, disse Etiara ao revelar que estão preparando uma novidade para Mato Grosso que é o projeto Bess Móvel: uma solução inovadora de armazenamento de energia por meio de bateria móvel, com baixo impacto ambiental. “Nós vamos deixar as baterias por dois ou três dias para os clientes testarem e decidirem se fazem ou não sentido para eles”, adiantou Etiara.


A Enerzee é uma empresa voltada à sustentabilidade econômica e financeira do planeta, dentro da maior tendência global: o mercado de energias sustentáveis, sua missão é acelerar a transição para o uso de energias sustentáveis e mudar a vida de milhares de pessoas.


Além dos palestrantes, o workshop contou com a participação da cooperativa de crédito Sicredi e da Agência de Fomento/Desenvolve MT, que ofereceram diversas possibilidades de linhas de crédito. 
A assessora de crédito do Sicredi Ouro Verde MT, Márcia Nunes da Silva, apresentou as linhas de crédito disponíveis atualmente para os associados interessados em fazer um financiamento para utilização de energia solar. 

“Hoje nós temos a linha própria da Cooperativa, com condições extremamente atrativas, com prazo de até 120 meses para pagamento, de acordo com a capacidade financeira do nosso associado. E nós temos também a linha de recurso repassado. Nós hoje atuamos com a linha do BNDES, que chamamos de Fundo Clima, onde nós temos taxas muito atrativas”, relatou ao explicar que para faturamentos até 90 milhões, a taxa é de R$ 10,28 e acima de 90 milhões, R$10,83. “Estamos à disposição para apoiar os nossos associados para que a gente possa contribuir para uma sociedade mais próspera e sustentável”. Para mais informações, os interessados devem ligar no telefone (65) 3003-4770. 
A superintendente de crédito da Desenvolve MT, Elizandra Helmann, apresentou duas linhas de crédito, Investe e Investe Mix, explicando a diferença entre uma e outra, e o capital de giro. 


“Uma tem capital de giro associado a investimentos e a outra apenas investimento. A primeira tem taxa de juro de 1,20% e a segunda, apenas 1%. E as duas têm bônus de adimplência caso pago em dia. Ou seja, a de 1,20% fica 0,84 e a de 1% fica 0,70. E o limite para o empréstimo é 1,5 milhão, com prazo de 120 meses com até 12 meses de carência”, explicou a superintendente do Desenvolve MT.