Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A celebração do primeiro contrato operacional para o transporte de gás natural argentino proveniente de Vaca Muerta, rmada entre a estatal boliviana YPFB e as empresas TotalEnergies e Matrix Energy, dá início ao uxo de gás natural da reserva argentina para o Brasil, através da infraestrutura boliviana. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, celebrou os avanços na cooperação energética entre os países. A medida potencializa a utilização dos gasodutos existentes e representa um importante passo para a integração energética regional.
De acordo com Silveira, o marco demonstra o compromisso do governo brasileiro em diversicar as fontes de energia e fortalecer a segurança energética do país. Segundo ele, a integração com os vizinhos sul-americanos é estratégica para atender às demandas da população e do setor produtivo, promovendo desenvolvimento sustentável e geração de emprego.
O MME tem atuado para ampliar a oferta de gás no Brasil, por meio da diversicação de fornecedores e o aumento da competitividade do setor. O programa Gás Para Empregar, lançado em maio, tem visado a industrialização, geração de empregos e redução de custos.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental