Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A MTR Solar, uma empresa multinacional de energia solar, realizou o workshop “Soluções em armazenamento de energia”, realizado em Cuiabá, na sede da FIEMT, no dia 19 de novembro, onde foram apresentadas estratégias e soluções para o armazenamento de energia nas indústrias e no segmento do agronegócio que utilizam os sistemas solar e de baterias, tecnologias que contribuem significativamente na diminuição da conta de luz e na melhoria da sustentabilidade do planeta.
O evento gratuito, foi realizado em parceria com o Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia), as multinacionais WEG e GOODWE, e seus representantes Enerzee, Fenix e Mavic, que são empresas pioneiras no desenvolvimento de soluções em geração de energia solar no Brasil, foi constituído como um marco na troca de conhecimentos na área.
Durante o seminário, o grupo MTR Solar, dirigido por Thiago Rios, apresentou soluções inovadoras em energia solar para fazendeiros e agricultores, especialmente para os que lidam diretamente com o agronegócio. Thiago lembrou inclusive, que vem visitando várias cidades de Mato Grosso para apresentar as tecnologias disponíveis. Desde o início do último mês de outubro, o grupo já passou por importantes cidades incluindo Cuiabá e Primavera do Leste e Pontes e Lacerda, onde reuniu produtores locais para discutir as vantagens e a implementação da energia solar em suas atividades.
“Hoje aqui em Cuiabá, a gente focou muito em apresentar a solução de microrredes, que é o grande futuro da revolução energética. O Mato Grosso é um estado grande, com enorme expansão agrícola, tem muita coisa pra gente fazer, pois existem muitos consumidores isolados na parte de energia, final de linha, redes muito grandes, que a concessionária hoje não tem condições mais de ampliar ou manter. E a microrrede é uma solução hoje que a gente trabalha com o consumidor do relógio pra dentro, ainda mais do relógio pra fora”, pontou o CEO da empresa ao explicar o que é a microrrede é um sistema de distribuição de energia elétrica que pode operar de forma independente da rede convencional, ou seja, sem estar ligada à rede elétrica principal. As microrredes são compostas por fontes de energia, como painéis fotovoltaicos, turbinas eólicas, e dispositivos de armazenamento de energia.
Em um cenário onde a sustentabilidade e a eficiência energética são cada vez mais importantes, o engenheiro de soluções da GoodWe, Breno Taliule, destacou que o mercado de Mato Grosso é muito interessante para a GoodWe, tendo em vista que ela tem grande foco no Agro, sendo assim, a indústria veio trazer soluções de armazenamento, principalmente para irrigação. “Durante o workshop apresentamos exemplos de cases internacionais que deram muito certo. Sobre nossas experiências internacionais em geração distribuída, temos por exemplo um case na Malásia, que é muito mais voltado para compensação de horário ponta e fora ponta e temos o case da nossa indústria que fica na China que é mais voltado para autoconsumo onde a gente utiliza a o sistema de bateria ao longo do dia para poder fornecer energia a noite para a nossa fábrica”, detalhou o engenheiro.
Ainda participaram do evento a cooperativa de crédito Sicredi e a Agência de Fomento/Desenvolve MT - que mostraram alguns exemplos de clientes que optaram pelo uso de armazenamento e opções de financiamento.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental