Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
O Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso (Sindenergia) promoveu um Workshop gratuito em parceria com as indústrias WEG e MRT GOODWE e seus representantes Enerzee, Fenix e Mavic, empresas pioneiras no desenvolvimento de soluções em geração de energia solar no Brasil. O evento foi realizado no dia 19 de novembro, na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt), em Cuiabá, com o objetivo de debater estratégias de armazenamento de energia elétrica por meio de baterias que é uma alternativa que garante estabilidade e eficiência energética para os setores econômicos.
O presidente do Sindenergia, Carlos Coelho, disse que foi uma oportunidade para a apresentação de diversas tecnologias e aplicações que foram mostradas pelos próprios fabricantes e pelas empresas que projetam e comercializam as soluções de armazenamento.
“Os especialistas mostraram detalhadamente as aplicações dos sistemas de armazenamento. O Sindenergia enxerga o armazenamento de energia por baterias como a base do futuro do setor elétrico brasileiro. As baterias vieram para ficar”, pontuou ao acrescentar que além de tudo é uma solução para indústrias e empresas, tendo em vista que em médio prazo deve resolver o problema atual da energia do Brasil, que é o excesso de energia na hora que não se precisa, inclusive para evitar os cortes de energia renovável”, esclareceu.
O presidente ainda falou das vantagens da inovação para os associados do Sindicato, empregadores e empresas do setor. Informou que o Ministério de Minas e Energia, inclusive, planeja um novo modelo para o setor elétrico brasileiro, baseado nas baterias. “E o que isso tem a ver com o negócio? Quando resolver o problema de energia que você está tendo na sua empresa, na sua indústria, futuramente a legislação vai permitir ter mecanismos para remunerar essa energia que você está armazenando e poder entregar o sistema na hora que o sistema precisa”, explicou Carlos Coelho.
O presidente da Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt), Silvio Rangel, disse que é extremamente importante a chegada de equipamentos, produtos e serviços que possam, de certa forma, minimizar os problemas nas indústrias. “São iniciativas importantes para acabar com essas oscilações que trazem um prejuízo muito grande. Aqui em Cuiabá temos várias indústrias com esse tipo de problema. Então, eventos como esse que podem trazer soluções são essenciais”, assinalou o presidente da Fiemt ao agradecer ao Sindenergia e empresas que se dispuseram a se juntar nesta parceria. Ele ainda elogiou a atuação do presidente Carlos Coelho frente ao Sindicato.
O representante da multinacional WEG, Robson dos Santo, falou sobre a expansão do segmento em Mato Grosso e que o estado possui um grande potencial. Disse que a empresa disponibilizou para a região, os principais integradores de armazenamento, de solar, de motores e baterias, porque o estado como um todo, tem grande potencial.
“Iniciativas como essas, nos dá a oportunidade de divulgar na prática essas informações. Apresentar um portifólio nacional faz todo o diferencial. É importante informar que temos a solução completa para o fornecimento de uma energia de qualidade. A gente está catequizando todos os clientes, mostrando as soluções e principalmente demonstrando na prática como essas tecnologias funcionam”, concluiu Robson.
Ainda estiveram entre os palestrantes do workshop: Etiara Sachet Sperafico da ENERZEE; Manoel Padilha da Cunha Junior da MAVIC; Thiago Rios da MRT GOODWE. Também estiveram presentes- Banco Sicredi, Banco Desenvolve MT.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental