Crescimento do mercado livre de energia no Brasil e sua expansão para pequenos consumidores

Em: 17/10/2024 às 10:01h por O Antagonista

O futuro do setor depende da regulamentação estável e da evolução tecnológica.

No Brasil, o mercado livre de energia tem sido tema de intenso debate e expectativas relacionadas à sua total abertura para consumidores de menor porte. A geração distribuída tem emergido como uma estratégia fundamental para empresas que buscam aumentar sua proximidade com esses consumidores.

Atualmente, o mercado livre está disponível para clientes de média e alta tensão, mas o Ministério de Minas e Energia trabalha para expandir essa opção a todos nos próximos anos. A geração distribuída, por outro lado, já se apresenta como uma alternativa flexível e acessível para todos os tipos de consumidores.

A geração distribuída permite que consumidores gerem sua própria energia, frequentemente por meio de painéis solares fotovoltaicos. Essa modalidade tem atraído clientes que desejam economizar e não possuem a demanda mínima exigida pelo mercado livre.

Outro modelo crescente é a geração distribuída compartilhada, onde consumidores sem espaço para instalação de painéis podem participar de usinas coletivas e ganhar créditos em energia. Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), em julho de 2024, o Brasil registrou 2,7 milhões de sistemas de geração distribuída instalados.

Perspectivas para o mercado livre de energia

Com a abertura total prevista do mercado livre para todos os consumidores, espera-se uma concorrência direta com a geração distribuída. A Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD) vê essa competição de forma positiva, pois acredita que oferecerá aos consumidores mais liberdade de escolha e potencialmente reduzirá tarifas.

Hoje, são mais de 93 milhões de unidades consumidoras no Brasil, apresentando uma vasta oportunidade para diferentes modelos de contratação.

Impacto da abertura de mercado e estabilidade regulatória

O sucesso do mercado livre dependerá do respeito às normas e da estabilidade regulatória assegurada pelo governo. De acordo com a Absolar, a abertura proporciona espaço para novos negócios e amadurecimento do setor.

A tecnologia fotovoltaica, com sua flexibilidade, pode ser uma peça chave tanto no mercado livre quanto no regulado. As inovações tecnológicas e a redução de custos de produção são fatores que podem influenciar a competitividade de cada modalidade.

A evolução tecnológica nos modelos de contratação

A evolução das tecnologias de geração solar será crucial para definir o futuro do mercado. Com avanços constantes na eficiência dos painéis solares, a geração distribuída continua atraindo interesse, embora o mercado livre, pela sua simplicidade e menor complexidade de gestão, possa conquistar mais adeptos.

O nível de incentivo estatal para a geração distribuída também será determinante na escolha dos consumidores, que tendem a optar por soluções que oferecem menores custos e maior comodidade.