ONS: Reservatórios do SE/CO devem terminar outubro abaixo de 40%

Em: 14/10/2024 às 09:44h por Canal Energia

Projeção de vazões para o submercado diminui para 45% da MLT e expansão da carga no SIN aumenta 0,2 p.p., para 4,4% no mês

Os níveis dos reservatórios das hidrelétricas do Sudeste/Centro-Oeste devem terminar outubro com volume armazenado de 39,4%, segundo dados do último Boletim do Informe da Operação, divulgados nesta sexta-feira, 11 de outubro, pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico. A perspectiva apresentada é menor do que na análise apresentada na anterior. A região Nordeste deverá ficar com 43,9%, enquanto no Sul a estimativa caiu para 59,3%, e aumentou levemente para 62,4% no Norte.

A projeção de Energia Natural Afluente para o SE/CO é de 10.754 MW med, o mesmo que 45% da média de longo termo. No Nordeste, a expectativa é de uma ENA de 1.082 MWm, que equivale a 34% da MLT. No Sul a ENA deve chegar a 11.482 MWm, valor correspondente a 86% da MLT, enquanto no Norte a expectativa é para 1.164 MWm ao fim do mês, com 49% da MLT.

A previsão de carga no Sistema Interligado Nacional subiu 0,2 ponto percentual, para 4,4% no mês. O Sudeste/Centro Oeste deve experimentar uma alta de 3,5%, o Sul de 4,3%, já no Nordeste a projeção é de alta de 5% e no Norte de 8,8%.

O despacho térmico semanal esperado diminuiu um pouco, para 12.386 MW med. Desse total, 5.042 MW med serão por inflexibilidade, enquanto os 7.344 MW med serão por ordem de mérito

Não haverá despacho por restrição elétrica. A média do custo do despacho esperado é de R$ 754,7 para essa semana e de R$ 462,7 milhões para as próximas. Já a média semanal do Custo Marginal de Operação aumentou para R$ 571,67/ MWh para todos os submercados.