Petrobras suspende geração de energia em Termelétrica de Cuiabá

Em: 14/05/2012 às 11:53h por A Gazeta

Petrobras suspendeu a operação da usina Governador Mário Covas (Termelétrica de Cuiabá). Queda na geração começou no início da semana passada, baixando de 449 Megawatts (MW) na segunda-feira (7) para 16 MW na terça, até ser desativada totalmente na quarta-feira (9), conforme boletim diário do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Baixa no preço da energia fez a estatal, que arrendou a planta, determinasse o desligamento, explica Fábio Garcia, diretor-presidente da Empresa Pantanal Energia (EPE), que administra a unidade.

Ele destaca que o valor da semana estava fechado em R$ 190 por megawatt. Garcia argumenta que as termelétricas estão no sistema como uma matriz complementar para as hidrelétricas, que têm um custo menor para gerar. Elas garantem segurança energética, mas com o aumento das chuvas no Sul do país, a tendência era de retração na geração em Cuiabá. Nível dos reservatórios do Sul do país encerraram a semana com a média de 45,56%, mas algumas hidrelétricas estão em níveis inferiores (31%).

Amanhã (14), a Petrobras define se há necessidade de a termelétrica voltar a operar. Para Pedro Nadaf, secretário estadual de Indústria, Comércio, Minas e Energia, diz a usina deve ser acionada esporadicamente. Ele acredita que a redução da operação será gradativa para atender o consumo, que cai durante o inverno.