Geração de energia solar cresce 34% na primeira quinzena de junho

Em: 03/07/2024 às 08:43h por Portal Solar

Dados da CCEE mostram que a fonte fotovoltaica produziu 2.731 MWmed no período, ante 2.034 MWmed no mesmo intervalo de 2023

A produção de energia solar das usinas fotovoltaicas conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 34,2% na primeira quinzena de junho, para 2.731 megawatts médios (MWmed), ante 2.034 MWmed no mesmo período de 2023, mostra análise preliminar da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE).

Conforme o boletim, as usinas eólicas tiveram avanço de 19,3% no mesmo período, enquanto as hidrelétricas e as térmicas tiveram redução de 1,4% e 10,9%, respectivamente. No total, a geração de energia no Sistema Interligado Nacional (SIN) registrou 68.976 MW médios, incremento de 1,8% em relação ao igual período anterior.

De acordo com a CCEE, o consumo de energia elétrica no SIN registrou aumento de 3,2%, com o Ambiente de Contratação Regulado (ACR) crescendo 4,9% e o Ambiente de Contratação Livre (ACL) avançando 0,7%.

Na análise regional, com temperaturas maiores e chuvas menores na maior parte, os maiores crescimentos ficaram com os estados de Rondônia (13,3%), Acre (11,5%), Amazonas (11,3%) e Maranhão (9,9%). Entre as maiores quedas, com provável impacto de dados incompletos de medição, Rio de Janeiro (-6,9%) e Goiás (-3,4%).

Já nos ramos de atividades, também afetados por dados incompletos, os maiores avanços ficaram com os ramos de bebidas (10,1%), Madeira, papel e celulose (5,8%) e Metalurgia e produtos de metal (4,0%). Na outra ponta, os ramos de têxteis (-6,9%), telecomunicações e comércio (-6,8), e Químicos (-6,6%) registraram as maiores retrações.