Cuiabá é a 2ª cidade brasileira com mais potência de energia solar instalada

Em: 02/07/2024 às 08:52h por J1

Um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar) junto à Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostrou que Cuiabá é a segunda cidade brasileira com mais potência instalada para a geração desse tipo de energia. A capital mato-grossense só perde para Brasília (DF).

A potência instalada em Cuiabá é a 296 megawatts, o que corresponde a 1% do potencial de todas as fontes de geração de energia disponíveis na cidade. O top 10 tem ainda Campo Grande (MS), Teresina (PI), Rio de Janeiro, Fortaleza (CE), Goiânia (GO), Uberlândia (MG), Manaus (AM) e Belém (PA).

Segundo a Associação, Mato Grosso tem crescido rapidamente quando o assunto é energia solar, que já chegou aos 142 municípios do estado. São mais de 1,8 gigawatts, com 133 mil conexões operacionais em telhados e pequenos terrenos, que colocam Mato Grosso em quinto lugar no ranking nacional da Absolar.

No estado, cerca de 162 mil consumidores já contam com  a redução no valor pago na conta de luz por causa da geração de energia solar fotovoltaica. Em 12 anos foram R$ 8,7 bilhões de investimento no setor, com geração de 55 mil empregos e arrecadação de mais de R$ 2,6 bilhões aos cofres públicos.