Fabricantes apresentam protótipo de ônibus 100% elétrico com bateria de íons de lítio com nióbio

Em: 20/06/2024 às 11:03h por MME - Ministério de Minas e Energia

Em Minas Gerais, representantes do MME participam de evento-teste com protótipo de veículo que tem capacidade de recarga das baterias até três vezes superior às convencionais

FOTO ÔNIBUS ELÉTRICO.jpg

O protótipo do e-bus, primeiro ônibus 100% elétrico movido à bateria de íons de lítio com nióbio, foi apresentado publicamente em Araxá, Minas Gerais (MG), nesta quarta-feira (19/06). De acordo com os fabricantes esse modelo pode ser recarregado em até 10 minutos, sendo três vezes mais eficaz que os tradicionais.

“A transição energética depende fortemente da expansão do transporte público movido por energia limpa e renovável. A colaboração entre o setor público e a iniciativa privada é essencial para impulsionar a inovação e garantir que nossas políticas públicas estejam alinhadas com as necessidades da indústria e da sociedade”, destacou o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, sobre a iniciativa.

A ideia é que, em médio prazo, seja disponibilizada uma pequena frota desses veículos para ampliar a monitoração dos testes. Após essa etapa será possível determinar os próximos passos até o lançamento do veículo para o mercado.

O veículo foi apresentado no mesmo local onde funciona a fábrica da Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM), que juntamente com as empresas Toshiba e Volkswagen Caminhões e Ônibus idealizaram o veículo 100% elétrico com bateria de íon lítio com nióbio.

Propriedades do Nióbio

O mineral é considerado um elemento crucial para a eficiência e segurança das tecnologias energéticas modernas. Suas propriedades são capazes de melhorar a resistência e a durabilidade dos aços, tornando-os indispensáveis para diversas indústrias, desde a construção civil até a produção de veículos.

No caso das baterias para veículos elétricos, o nióbio proporciona uma carga ultrarrápida das baterias. Durante uma demonstração feita no evento uma bateria foi completamente carregada em 8:37 minutos. Segundo os idealizadores, isso garante flexibilidade de ganho em autonomia. Além disso, apontam os fabricantes, as novas baterias são mais leves que as convencionais e a vida útil delas pode ultrapassar os 10 mil ciclos de recarga.

“É notório que baterias com nióbio sejam um fator transformador na mobilidade elétrica. Anos atrás jamais pensaríamos que era possível carregar completamente em apenas 10 minutos. Ela pode ser recarregada, por exemplo, durante o intervalo de um jogo de futebol. Isto representa uma verdadeira revolução na logística do transporte público”, comemora o diretor do Departamento de Geologia e Produção Mineral do MME, José Ubaldino, que representou o ministério no evento.

“Imagine a conveniência e a eficiência de um sistema de transporte onde os ônibus podem retornar às rotas rapidamente, minimizando o tempo de inatividade e garantindo um serviço contínuo e eficiente”, completa o diretor.