Brasil poderá acrescentar mais de 100 GW de energia solar até 2028

Em: 20/06/2024 às 11:01h por Portal solar

Estudo da SolarPower Europe indica que setor fotovoltaico do país tem um dos maiores potenciais de crescimento do mundo para os próximos cinco anos

O Brasil tem potencial de instalar mais de 100 GW de energia solar nos próximos cinco anos, mostra estimativa da SolarPower Europe, principal associação europeia do setor fotovoltaico. Conforme o estudo, o país estará entre os cinco mercados com maior crescimento em capacidade instalada da fonte no período de 2024 a 2028.

As projeções indicam um acréscimo de 59 GW no cenário pessimista, 79 GW no cenário médio e 109 GW no cenário otimista. A avaliação supera a feita pela entidade no ano passado, quando o Brasil aparecia na 6ª colocação, ficando atrás da Espanha.

O documento ainda inclui projeções da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), que, levando em conta dados oficiais da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), apontam que o Brasil poderá atingir entre 62,1 GW e 77,4 GW de capacidade instalada acumulada até 2028.

Para geração solar distribuída, a estimativa é de 34,9 GW e 45 GW no período. Para geração solar centralizada, a Absolar estima instalações anuais de 3,3 GW a 4,2 GW até 2028.

Mudança na dinâmica regional

A pesquisa ainda avalia que, de 2024 a 2028, o mercado global de energia solar deverá passar por mudanças na dinâmica de crescimento regional em relação aos últimos anos. Após atingir um pico de 57% em 2023, é esperado que a participação da China na capacidade instalada seja reduzida progressivamente: para 55% em 2024, 50% em 2026 e 48% em 2028.

A SolarPower Europe acredita que o atual baixo capex necessário para atingir um custo nivelado de energia (LCOE) atrativo criará um momento forte para mercados emergentes e novos. Apesar das metas de energia solar da União Europeia para 2030, além de melhoras regulatórias para o setor, o crescimento da fonte no continente deverá ser mais lento em relação as outras regiões. O mercado europeu tende a perde 2% de participação, de 16% em 2023, para 14% em 2027 e 2028, abaixo da estimativa anterior, que era de 19%.

As Américas devem defender a participação de 13% nos próximos quatro anos, antes de ganhar 1% e subir para 14% em 2028. Estados Unidos e Brasil seguirão como os pilares de crescimento do continente, que receberá contribuição de um número maior de países latino-americanos nos próximos anos.

A região Ásia-Pacífico, excluindo a China, deverá registrar o maior crescimento absoluto. Em razão da grande população e do enorme potencial solar, poderá ver a participação crescer de 11% em 2023 para 18% em 2028. Destaque para a Índia, cujo mercado crescerá quase quatro vezes no período.

Em uma escala menor, o Oriente Médio e África deverão experimentar o maior ganho relativo, dobrando a participação de mercado de 3% em 2023 para 6% em 2028, impulsionado por grandes projetos no Oriente Médio.

Potencial dos países

A composição dos 20 mercados com maior potencial de instalação nos próximos cinco teve pequenas mudanças em relação a estimativa anterior. Além do Brasil, que entrou no TOP 5, a Itália avançou da 10ª para 9ª posição e a Turquia entrou no TOP 10, subindo do 18º lugar.

Mercados com maior potencial de acréscimo de energia solar (2024-2028):

Mercados com maior potencial de acréscimo de energia solar (2024-2028)

A China deverá adicionar quase 1,8 TW no período de 2024 a 2028, mais do que o dobro da expectativa divulgada no ano passado, de 873 GW, e superando a capacidade acumulada global de energia solar de 2023, que foi de 1,6 GW. EUA, Índia e Alemanha completam as quatro primeiras colocações. Todos eles deverão adicionar mais de 100 GW nos próximos cinco anos.