Iniciativa alemã inaugura planta de produção de petróleo sintético a partir de biogás

Em: 18/06/2024 às 08:49h por EPBR - jornalismo e política energética

A unidade instalada em Itaipu deve produzir 6kg/dia de bio-syncrude destinado à obtenção de combustível sustentável de aviação

A Cooperação Brasil-Alemanha para o Desenvolvimento Sustentável, por meio do projeto H2Brasil, e o Centro Internacional de Energias Renováveis (CIBiogás) inauguraram, nesta segunda (17/6), a primeira planta piloto do país para produção de petróleo sintético (bio-syncrude) a partir do biogás, com foco na produção de combustível sustentável de aviação (SAF, sigla em inglês).

O bio-syncrude é uma mistura de hidrocarbonetos sintetizada a partir de biogás e hidrogênio verde, que será destinada à produção de SAF.

O projeto, anunciado em 2022, contou com R$ 10 milhões de investimento do governo alemão, a partir do Ministério Federal da Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ), e está instalado nas dependências da hidrelétrica Itaipu Binacional.

A planta piloto utilizará até 50 Nm³/dia de biogás produzido na unidade de biodigestão da usina (UD Itaipu) como fonte de carbono para a produção dos hidrocarbonetos. Além disso, serão utilizados 53 Nm³/dia de hidrogênio verde produzido pelo Núcleo de Pesquisa em Hidrogênio (Nuphi) do Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

“Esta é a primeira planta de bio-syncrude do país. Seu objetivo é o de viabilizar economicamente uma rota para produção de combustíveis verdes a partir da valorização do biogás por meio da integração das tecnologias de reforma catalítica e Fischer-Tropsch, com ênfase no desenvolvimento do mercado de Power-to-X no estado do Paraná”, diz Markus Francke, diretor do projeto H2Brasil.

Mapeamento do potencial da região

Na parceria entre a Cooperação Brasil-Alemanha e o CIBiogás, também foi criado um mapa dinâmico para identificar áreas com maior potencial de produção de SAF no Paraná.

“Esse mapa destaca as regiões mais promissoras para a produção de bioquerosene de aviação a partir do biogás. A análise revela que o Paraná apresenta um potencial de produção de 15 mil metros cúbicos por ano de SAF a partir do biogás gerado pelas plantas em operação que foram mapeadas em 2022 no estado”, explica Rafael Hernando de Aguiar Gonzalez, diretor-presidente do CIBiogás.

Ele afirma, ainda, que esse volume corresponde a aproximadamente 4% do fornecimento total de querosene de aviação na região Sul do país em 2023.

O Paraná também é sede de outro projeto apoiado pelo governo alemão para produção de bio-syncrude. O grupo alemão Mele tem uma parceria público-privada com cooperativas agrícolas paranaenses, Coopersan e Ambicoop, para uma planta piloto de hidrogênio verde (H2V) e derivados a partir de resíduos animais.

O acordo prevê uma usina com capacidade para produzir 88 mil toneladas por ano – ou 275 toneladas/dia – de combustíveis sustentáveis, usando H2V e gás metano de estercos suínos.

O projeto espera exportar bio-syncrude para produção de SAF em refinarias na Alemanha.