Mais quatro linhas de transmissão e um transformador voltam a operar no Rio Grande do Sul

Em: 14/06/2024 às 09:00h por MME - Ministério de Minas e Energia

Retomada das estruturas faz parte das ações coordenadas pelo MME para restabelecimento do serviço de energia elétrica no estado fortemente afetado pelas chuvas nos últimos meses

As equipes de manutenção e operação, coordenadas pelo Ministério de Minas e Energia (MME), reestabeleceram mais quatro linhas de transmissão (LT) e um transformador (TR) no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) nesta quinta-feira (13/06). Além disso, nas últimas 24 horas os religamentos avançaram no estado alcançando 228 Unidades Consumidoras (UCs).

“Nossas equipes seguem engajadas para o pleno reestabelecimento de energia elétrica no RS. Ainda existem locais com impedimento de acesso para atendimento por alagamentos ou bloqueios, mas temos trabalhado para resolver o mais rápido possível”, afirma o ministro Alexandre Silveira.

De acordo com o ONS, que atua juntamente com outras empresas responsáveis pelos ativos na região, já foram retomados ao todo 18 LTs, oito TRs e uma Usina Hidrelétrica (UHE) no RS. Além disso, seis linhas temporárias (uma de 525 kV e cinco de 230 kV) foram energizadas aproveitando trechos de linhas existentes.

Os ativos reestabelecidos na região foram:

- TR 4 Nova Santa Rita (525/230kV)

- LT Nova Santa Rita / Campos Novos (525kV)

- LT Nova Santa Rita / Scharlau 2 C1 (230kV)

- LT Nova Santa Rita / Scharlau 2 C2 (230kV)

- LT Cidade Industrial / Porto Alegre 9 C2 (230kV)

Ainda permanecem fora de operação 17 linhas de transmissão, seis transformadores e três usinas, que terão suas atividades reestabelecidas assim que for possível.