Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Eletrobras e Prumo firmam parceria para produção de hidrogênio renovável

Em: 07/06/2024 às 08:34h por Canal Energia

Eletrobras já assinou, neste ano, outros quatro Memorandos de Entendimento para o desenvolvimento do combustível

 

A Eletrobras assinou um Memorando de Entendimento, durante o Hydrogen Expo South America, com a Prumo Logística, holding que desenvolve o Porto do Açu, para avaliar a implantação de projetos de baixo carbono no porto-indústria localizado no Norte Fluminense (RJ), com foco em produção de hidrogênio renovável e seus derivados.

O acordo avaliará a viabilidade técnica, ambiental e econômico-financeira para instalação da planta e, também, o uso de recursos para pesquisa e desenvolvimento ou de financiamentos públicos e privados que incentivem projetos relacionados, contribuindo para impulsionar a economia verde e a segurança energética.

De acordo com a Eletrobras, a parceria com a Prumo contribuirá para impulsionar a economia verde e a segurança energética, marcando a vanguarda das duas companhias na matriz energética brasileira e mundial, tendo na infraestrutura de classe mundial do Açu componente essencial para contribuir com os esforços de setores industriais de difícil descarbonização.

Na vanguarda do movimento de transição energética, a Eletrobras já assinou, neste ano, outros quatro Memorandos de Entendimento para o desenvolvimento de H2R. Em maio, a empresa assinou MoU com a Green Energy Park visando contribuir para a produção de hidrogênio renovável (H2R) e derivados a preços competitivos. Também naquele mês, com governo do Ceará, outro memorando assinado visa o desenvolvimento de projetos de transição energética, de descarbonização da economia e de fomento ao hub de hidrogênio de baixo carbono no Estado. Em abril, a Companhia assinou documento semelhante com o governo do Maranhão. A Eletrobras também assinou, em março, um Memorando com o braço no Brasil da Paul Wurth, de Luxemburgo, para parceria no mercado de produção e utilização de hidrogênio renovável em processos industriais.

No final do ano passado, a planta de hidrogênio renovável da usina hidrelétrica de Itumbiara, operada pela Eletrobras Furnas, na fronteira dos Estados de Minas Gerais e Goiás, obteve a primeira certificação brasileira de hidrogênio renovável da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). A produção acumulada chegou ao final de 2023 somando duas toneladas.