Na Câmara, MME defende avanços na bioeconomia para promoção da transição energética

Em: 07/06/2024 às 08:29h por MME - Ministério de Minas e Energia

Evento promovido pela Frente Parlamentar de Bioeconomia também celebrou o Dia Mundial do Meio Ambiente

A bioeconomia foi o tema da solenidade realizada na Câmara dos Deputados, em Brasília, nesta semana, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente. O evento, promovido pela Frente Parlamentar de Bioeconomia, teve a presença do secretário Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do MME, Pietro Mendes, representando o ministro Alexandre Silveira.

Durante o evento, Pietro Mendes salientou a importância de superar desafios para o crescimento da bioeconomia brasileira. “A pesquisa, o desenvolvimento e a inovação são fundamentais para alavancar o nosso potencial da bioeconomia”, destacou. Ele também ressaltou a necessidade de condições para suprir a escassez de recursos orçamentários no país. “O governo hoje enfrenta competição global para a atração de investimentos de bioeconomia, e nós não temos os mesmos recursos orçamentários que outros países têm. É preciso então permitir a utilização de créditos tributários para financiar as soluções energéticas com produtos de bioeconomia”, ressaltou o secretário.

Em alusão a iniciativas como a do Projeto Combustível do Futuro, Pietro Mendes destacou a mobilização parlamentar em torno da sustentabilidade do planeta com a adoção cada vez maior de energias renováveis. “O tempo é curto. Reconhecemos o esforço Legislativo para que os projetos nesse sentido sejam aprovados esse ano. A bioeconomia tem um papel fundamental na transição energética”, reconheceu o secretário.

Decreto

No mesmo dia, o governo lançou a Estratégia Nacional de Bioeconomia, instituída pelo presidente Lula por meio da assinatura do Decreto 12.044/2024. O documento reúne as diretrizes e objetivos estratégicos para o desenvolvimento de cadeias de produtos, processos e serviços que utilizam recursos biológicos e tecnologia avançada para elaboração de produtos mais sustentáveis.

Além do MME, estiveram presentes ao encontro representantes dos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI); da Agricultura e Pecuária (MAPA); da Fazenda; do Meio Ambiente e Mudança do Clima; do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços; das Relações Exteriores (Palácio do Itamaraty); da Associação Brasileira de Bioinovação (ABBI) e de empresas de biosoluções.

Você sabia?

• O etanol e o biodiesel são responsáveis por cerca de um terço do total de combustíveis utilizados no país.
• De acordo com dados da organização para cooperação e desenvolvimento econômico (OCDE), a bioeconomia movimenta, no mercado mundial, cerca de 2 trilhões de euros e gera cerca de 22 milhões de empregos.
• Estudo da S&P Global, juntamente com outras entidades, projeta faturamento de R$ 17 bilhões para o mercado de bioinsumos no Brasil até 2030, com taxa de crescimento anual próxima dos 25%.