Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Eletrobras pode ter greve a partir da próxima segunda-feira, 10

Em: 06/06/2024 às 08:28h por Canal Energia

CNE quer mediação do TST para alcançar acordo. Empresa diz que ACT é resultado de negociação com sindicatos

 

Os funcionários da Eletrobras podem entrar em greve a partir da próxima segunda-feira, 10 de junho. Segundo o Coletivo Nacional dos Eletricitários, os trabalhadores rejeitaram em assembleias a proposta apresentada pela empresa para o Acordo Coletivo de Trabalho.

Além da paralisação, o CNE quer reabrir as negociações e a mediação do Tribunal Superior do Trabalho para alcançar “um acordo justo e digno para todos”. A entidade afirma que a “sinalização de demissão em massa na Eletrobras representa um risco significativo para o sistema elétrico nacional e, consequentemente, à segurança energética e soberania nacional”.

A Eletrobras afirmou que o acordo coletivo foi resultado de uma intensa negociação nos últimos dois meses, na qual a empresa ouviu as demandas dos sindicatos e apresentou inúmeras flexibilizações, atendendo a maior parte delas. “Entre os avanços negociados pela Eletrobras estão a criação de mecanismos como abono salarial, garantia de emprego ou salário, correção por IPCA e manutenção de salários”, afirmou em nota.

A empresa disse que, com o resultado das assembleias, o ACT será prontamente assinado com os sindicatos que aprovaram a proposta e seus direitos e garantias passarão a ter efeitos imediatos.