BNDES aprova financiamento de R$ 1,7 bilhão para Energisa

Em: 05/06/2024 às 10:46h por Canal Energia

Investimentos previstos para o biênio 2023-2024 somam R$ 5,83 bi e beneficiarão onze estados

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) já aprovou financiamentos de R$ 1,7 bilhão para auxiliar nove concessionárias de distribuição controladas pelo Grupo Energisa. Os investimentos previstos para o biênio 2023-2024 somam R$ 5,83 bilhões e beneficiarão onze estados.

As aprovações mais recentes somam R$ 288 milhões para apoio ao plano de investimento de duas concessionárias do Grupo Energisa responsáveis pela distribuição de energia em partes das regiões Sul e Sudeste. O total de investimentos que será realizado pelas empresas é de R$ 821 milhões.

Os recursos possibilitarão manutenção das operações, melhoria no fornecimento de energia elétrica e controle de perdas comerciais, além de expansão da rede e ampliação da base de clientes. Com R$ 171 milhões de apoio do BNDES, o plano de investimento da Energisa Sul-Sudeste totaliza R$ 431 milhões no biênio 2023-2024. Os recursos beneficiarão residências, comércios, atividades rurais e indústrias.

No caso da Energisa Minas-Rio, o financiamento do banco corresponde a R$ 117 milhões, de um total de R$ 390 milhões. A empresa atende 1,2 milhão de pessoas, em 71 municípios mineiros, além de Nova Friburgo e Bom Jardim, na serra fluminense.

Entre as intervenções que serão executadas pelas distribuidoras, estão o atendimento a novos domicílios, ampliação de subestações e linhas de distribuição e troca de equipamentos. Também devem ser expandidas ou substituídas redes de energia. A expectativa é de que sejam gerados mais de setenta empregos com a implantação dos planos.