AXS Energia obtém US$ 31,3 milhões para 14 novas usinas solares

Em: 03/06/2024 às 09:12h por Fotovolt

Empreendimentos de mini GD serão construídos em Mato Grosso, Minas, São Paulo e Paraná.

A AXS Energia, integrante do grupo Roca no setor de energia renováveis, confirmou na semana passada uma nova operação de longo prazo, consolidada no primeiro trimestre de 2024, para o financiamento de usinas de energia solar na modalidade de micro e minigeração distribuída. O valor total da operação foi de US$ 31,3 milhões.

A operação, via credit loan tomado pela AXS Delaware (subsidiária da AXS Energia) com fundos do grupo CIFI e Triodos, possibilitou o recurso para construção de 14 usinas de produção de energia fotovoltaica nos estados de Mato Grosso, Minas Gerais, São Paulo e Paraná, com capacidade instalada total de 39,7 MWp. O processo teve como coordenador líder a XP Investimentos.

Segundo comunicado da AXS, a ação marca um passo significativo na expansão da sua infraestrutura de energia renovável no Brasil “por meio da energia solar compartilhada, somando ainda com a geração de empregos e com a economia das regiões de operação das usinas”, disse o diretor comercial da AXS Energia, Eduardo Coutinho.

Projeções da empresa indicam que a iniciativa pode mitigar mais de 40.000 toneladas de CO2 na atmosfera anualmente, e que as usinas vão gerar mais de 760 postos de trabalho, direta e indiretamente, impulsionando a economia das comunidades envolvidas.

O financiamento foi viabilizado pelo Grupo CIFI, que tem experiência em projetos de infraestrutura na América Latina e no Caribe. Desde sua fundação em 2001, o Grupo CIFI já analisou mais de 600 projetos e participou de mais de 200 transações, totalizando um valor superior a US$ 2,0 bilhões.