Assessoria jurídica é essencial para operar projetos voltados à geração de energia, afirma jurista

Em: 23/05/2024 às 08:15h por 220 Relações Públicas

img

O advogado Lucas Cortez Pimentel ministrou a palestra: “Direito de energia – o mercado em expansão e a legislação” no XII Seminário de Energia promovido pelo Sindenergia MT, realizado na sede da FIEMT, em Cuiabá, MT, nesta quarta-feira (22).

O jurista explicou sobre as discussões acerca da legalidade de modelos de negócios: “a gente está falando aqui de geração distribuída, geração centralizada e modelagem dos projetos. O principal debate do setor atualmente é o que a ANEEL e o Tribunal de Contas da União estão entendendo em relação aos modelos aplicáveis, aos projetos aplicáveis, para a gente ter uma segurança, obviamente, jurídica, regulatória, na hora de desenvolver, na hora de investir nos projetos de geração de energia”, afirma Lucas Cortez.

De acordo com o advogado, a principal observação que a pessoa ao realizar um projeto de energias renováveis deve se atentar é na assessoria jurídica, para não perder os recursos investidos por não se atentar em normas técnicas e ser impedido de operar.

“A assessoria jurídica se encarrega de entregar para a concessionária de energia um projeto coeso que não tenha nenhum problema para ser conectado na distribuidora, pois é necessário analisar o projeto do ponto de vista financeiro, das seguranças legislativa e jurídica”, pontua Cortez.

Em relação às principais legislações em discussão do segmento energético, Cortez ressalta que: “São a Lei  nº14.300, que é exatamente a nossa lei básica, que trata da geração distribuída, e traz nosso arcabouço jurídico principal, e na parte de geração centralizada a gente tem a Resolução nº1071, que é recente, é do ano passado, e trouxe diversas novidades para o setor de geração centralizada”.