Bioenergia é alternativa sustentável para transição energética

Em: 23/05/2024 às 08:11h por 220 Relações Públicas

img

O professor Ivo Leandro Dorileo, membro do Núcleo Interdisciplinar de Estudos em Planejamento Energético (NIEPE) da UFMT e do Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (NIPE)  da UNICAMP, apresentou as oportunidades sustentáveis da bioenergia para os participantes do XII Seminário de Energia, realizado pelo Sindenergia MT, na sede da FIEMT, em Cuiabá-MT, nesta quarta-feira (22).

De acordo com Dorileo, “o objetivo é apresentar as várias nuances no setor elétrico e no setor energético como um todo.

A bioenergia pode fornecer energia elétrica como pode fornecer energia térmica, mas nossa ênfase é na produção de energia elétrica e também na questão da descarbonização do setor”.

O professor complementa que, “atualmente existe um apelo muito grande porque o setor elétrico tem um potencial enorme para ‘defossilizar’, como nós chamamos. Tirar os combustíveis fósseis da matriz elétrica para usar a biomassa que nós temos disponível no planeta, principalmente no Brasil. É uma questão de nós utilizarmos bem essa biomassa e aplicá-las corretamente para bem do planeta”.

Projeta-se que, até 2050, a bioenergia corresponderá a quase 30% de toda a energia usada no mundo.

Os dados são da International Energy Agency (IEA), organização intergovernamental autônoma criada no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico.

Os principais insumos para produzir bioenergia é o bagaço de cana-de-açúcar, mas, além da cana, existem outras matérias orgânicas que podem ser utilizadas como biomassa, entre elas resíduos de vegetais, grãos e cereais, madeira e lenha, serragem, lixo orgânico e óleos vegetais, por exemplo.