Consultor apresenta as mudanças no setor de fusões e aquisições no setor energético

Em: 22/05/2024 às 09:48h por 220 Relações Públicas

img

O setor de fusões e aquisições (M&A) no ambiente energético tem passado por transformações significativas, impulsionadas pela transição energética. O fundador e consultor de investimentos da Ímpar Capital, Tiago Franco, falou sobre essas mudanças e o papel da Impar Capital nesse cenário em constante evolução, nesta quarta-feira (22.05) no XII Seminário de Energia, promovido pela Sindenergia, no auditório da Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt).

Franco explica que o modelo tradicional de investimentos em energia, caracterizado por grandes players atuando em uma cadeia linear de geração, transmissão e distribuição até o consumo, está sendo substituído por um panorama mais diversificado.

"Estamos vendo uma mudança muito grande nesse modelo, com a adoção de diversas fontes de energia e novas formas de produzir e consumir, impulsionadas pela eletrificação e pela necessidade de reduzir emissões de carbono", disse na palestra “A nova realidade do processo de fusão e aquisições no ambiente de transição energética”.

Ele explicou que essa transição não apenas altera a maneira como a energia é gerada e distribuída, mas também impacta profundamente as transações de M&A. Historicamente, essas transações eram dominadas por grandes empresas estratégicas do setor, que possuíam recursos substanciais e uma abordagem conservadora. No entanto, a dinâmica atual vê a entrada de novos investidores, muitos deles fundos de investimento, que buscam oportunidades de alto risco e alta recompensa.

"O perfil desses novos investidores é mais financeiro, focado em oportunidades de mercado e dispostos a assumir riscos maiores do que os tradicionais investidores estratégicos", diz Franco. Este novo perfil de investimento traz complexidades adicionais, especialmente para empreendedores que estão desenvolvendo negócios inovadores no setor de energia.

Esses empreendedores muitas vezes necessitam de suporte especializado para captar recursos e concretizar transações de M&A, um processo que grandes empresas estratégicas conseguem manejar internamente. É aqui que a Ímpar Capital desempenha um papel crucial.

"Nosso objetivo é auxiliar esses novos negócios a navegar nesse ambiente complexo, fornecendo as ferramentas e o conhecimento necessários para atrair investidores e fechar transações de sucesso", afirma o consultor.