Empresário destaca importância da geração distribuída de energia para os consumidores

Em: 21/05/2024 às 17:48h por 220 Relações Públicas

img

Daniel Maia, fundador da Athon Energia, explicou a relevância da Geração Distribuída (GD) na rotina dos consumidores. O estabilizador tem como finalidade fornecer energia elétrica precisa.

Sua remuneração contempla 15% da energia solar como um todo e 20% quando se trata da matriz energética. O conceito foi apresentado durante uma palestra no 12º Seminário de Energia e Transição Energética, promovido pelo Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso (Sindenergia-MT), onde Daniel foi um dos convidados.

“Nosso objetivo é mostrar que a GD não só serve o consumidor, que inicialmente chamávamos de pro-consumidor. A GD atua como geradora de energia, aquela que abastece todo o sistema, acoplando uma bateria e possibilitando uma oferta de energia imediata de acordo com as necessidades do sistema”, comentou.

Para o gestor, uma maior oferta de serviços em todo o território nacional ajudaria a trazer mais segurança para as hidrelétricas em episódios de suspensão do fornecimento. “O que estamos pedindo é que elas possam oferecer mais, ou seja, também ser um agente que traz segurança para os sistemas e qualidade também. O assunto está sendo debatido em várias regiões do mundo e no Brasil, onde recebem uma remuneração por isso”, finalizou.