Brasil está investindo acima da média mundial em energia renovável

Em: 21/05/2024 às 17:45h por 220 Relações Públicas

img

O Brasil está investindo acima da média mundial em energia renovável. A posição ocupada pelo país no cenário mundial, como um dos principais investidores em energia renovável, tem atraído a atenção de empresas de todo o mundo, especialmente aquelas que operam no chamado mercado livre.

Esse fato tem chamado a atenção das grandes instituições do setor, como a Vektor Gestora e Comercializadora de Energia.

Na tarde desta terça-feira, durante o 12º Seminário de Energia e Transição Energética, promovido pelo Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso (Sindenergia-MT), o diretor-presidente da Vektor, Sandro Bittencourt, palestrou sobre essa temática.

Em sua análise, o segmento do mercado livre de energia pode estar contribuindo para o cenário global. Ou seja, o próprio consumidor está sendo o fio condutor dessa transformação.

“Esse mercado varejista de energia está atraindo diretamente consumidores de pequeno porte. Antes, geralmente, era apenas a indústria que consumia em grande escala, mas hoje, o pequeno consumidor, com essa abertura, pode escolher de qual fonte deseja obter energia”, comentou.

Por outro lado, segundo Sandro, as grandes usinas sentem-se limitadas, pois ficam à mercê dos governos em troca de incentivos fiscais, o que inviabiliza, em muitos casos, o surgimento de novas usinas, mesmo as de baixo custo.

“Eu defendo muito isso, a questão de construirmos realmente uma relação equilibrada de longo prazo, que possa proporcionar uma curva de preços que entregue economia para o cliente e um preço justo. Dessa forma,  para que o gerador possa financiar sua usina, contribuindo ainda com a sustentabilidade. É uma abordagem em que todos ganham”, concluiu.