Governo gaúcho contabiliza 280 mil sem energia nas áreas da CEEE e RGE

Em: 14/05/2024 às 09:38h por Canal Energia

img

Hidrelétrica Dona Francisca passou do estado normal para o de alerta, devido às chuvas dos últimos dois dias

Pouco mais de 286 mil unidades consumidoras estavam sem energia elétrica no Rio Grande do Sul, segundo balanço divulgado pelo governo do estado na manha desta segunda-feira, 13 de maio. Desse total, 142,8 mil pontos (7,9% do total de clientes) são da área de concessão da CEEE Equatorial e 143,2 pontos (4,7% do total) dos municipios atendidos pela RGE Sul.

A Agência Nacional de Energia Elétrica informou no domingo (12) que a usina hidrelétrica 14 de Julho saiu do estado de emergência para o de alerta, enquanto a UHE Dona Francisca saiu do estado normal para o de alerta.

Segundo o boletim da Aneel, estão em estado de atenção as barragens das usinas de Bugres (Barragem Blang e Divisa), Canastra e Furnas do Segredo; e continua em estado de emergência a de Salto Forqueta. Já a subestação Nova Santa Rita, que deixou indisponíveis 16 linhas de transmissão, continua desligada.

O Ministério de Minas e Energia também divulgou nota com informação sobre o restabelecimento da energia para 81 mil unidades consumidoras nas últimas 48 horas. O governo federal flexibilizou temporariamente o percentual da mistura de biodiesel ao óleo diesel e do etanol à gasolina, para garantir o abastecimento desses combustíveis. A medida vale para os municípios de Canoas, Esteio, Rio Grande e Santa Maria.