ONS cria uma seção em seu site sobre operação para atendimento ao Rio Grande do Sul

Em: 14/05/2024 às 09:33h por ONS - Operador Nacional do Sistema elétrico

Nova área reunirá textos e informações sobre a coordenação da operação hidráulica, acompanhamento e recuperação dos ativos do SIN no estado

O Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) criou uma seção específica em seu site sobre a sua atuação na Operação para atendimento ao Estado do Rio Grande do Sul. O ONS vem realizando reuniões com os Agentes locais desde as previsões iniciais para monitorar os níveis dos reservatórios e coordenar a operação hidráulica visando o controle de cheia. Com a confirmação desse evento extremo e suas consequências no sistema elétrico do estado, as equipes têm realizado reuniões diárias para monitoramento da situação do SIN no Rio Grande do Sul e tomada de decisões operativas.

No caso do Setor Elétrico, os danos atingiram diretamente as Usinas Hidrelétricas, linhas de transmissão, principalmente por danos às suas torres, e subestações completas que tiveram que ser desligadas por alagamento.

Nesta seção, estão publicadas todas as informações públicas a respeito do papel do Operador nesse processo, como textos, apresentações e dados sobre as condições de operação dos ativos que foram atingidos. A seção pode ser acessada aqui

A criação deste espaço no site tem o objetivo de ampliar a divulgação sobre o tema, além de ser mais uma ação de transparência ativa do ONS, ao criar meios de aumentar a visibilidade de conteúdos de grande interesse público. A página vai conter notícias e atualizações sobre os ativos da rede de operação no Rio Grande do Sul que voltaram à operação e aqueles que permanecem inativos em funções dos danos causados pelas chuvas.