Madero reduz custos em 16% com entrada no mercado livre de energia

Em: 08/05/2024 às 08:42h por Canal Energia

A empresa aderiu a aquisição de energia renovável como pilar fundamental de suas operações

O Madero, empresa do segmento gastronômico, informou que tem tomado medidas significativas para garantir que suas operações estejam alinhadas com os princípios da energia limpa e do desenvolvimento sustentável.

Em 2018 a empresa migrou para o mercado livre de energia, onde adquire 100% de sua energia a partir de fontes renováveis, como hidrelétrica, eólica e solar. Este movimento não só permite ao Madero reduzir custos operacionais em 16%, como também demonstra um forte compromisso com a proteção do meio ambiente. Em 2023, o total anual atingiu 32.737,79 MWh, recorde histórico de consumo em seis anos.

A empresa destacou ainda que além disso, cada região onde o Madero está presente utiliza a fonte de energia mais adequada para a sua localização geográfica. Por exemplo, na região Norte, faz uso da energia eólica, enquanto em Santa Catarina, fontes de energia hidráulica são utilizadas. Isso garante que a matriz energética do Madero seja 100% renovável em muitos de seus restaurantes, seja através do mercado livre de energia ou da geração distribuída.

Para assegurar a transparência e responsabilidade, a empresa mantém indicadores que comprovam a quantidade de energia renovável comprada sempre que necessário. O compromisso do Madero com a sustentabilidade não se limita apenas à sua fonte de energia. A maior parte dos restaurantes construídos desde o final de 2018 possui o certificado LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), totalizando 112 operações atestadas, o que corresponde a 40% de toda a rede, além de 37 que estão em processo de certificação. O renomado selo global leva em conta as ações de preservação e cuidado com o meio ambiente, que o Grupo realiza em diferentes frentes, na construção de seus restaurantes pelo Brasil.

Além disso, o Madero implementou diversas medidas para otimizar a gestão de recursos e minimizar o desperdício. Isso inclui um sistema de captação de chuva em muitos de seus restaurantes, bem como sistemas de automação que monitoram vazamentos de água. Destaque para o sistema automatizado que evita desperdício de energia, gerando uma economia de 10%.