Linhas de transmissão desligadas chegam a 30 no RS

Em: 07/05/2024 às 08:24h por Canal Energia

ONS e agentes analisam processo de retomada dos equipamentos afetados pelas chuvas. Cemig disponibiliza helicóptero para ajudar RGE e Aneel analisa eventuais reconhecimentos de custos na regulação setorial

O número de linhas de transmissão fora de operação no Rio Grande do Sul aumentou de 25 no final de semana para 30 nessa segunda-feira, 6 de maio. A informação vem do último boletim do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), que analisa, em conjunto com outros agentes, como será o processo de retomada dos ativos do Sistema Interligado Nacional (SIN) impactados pelas inundações no estado.

O objetivo do trabalho é ter uma avaliação detalhada sobre os impactos nos equipamentos e avaliar qual será o tempo estimado para recuperá-los. Além das LTs, encontram-se desligadas cinco hidrelétricas e oito transformadores. No último domingo (05) foram recompostas a LT 230kV Guaíba 2/Eldorado do Sul, assim como o transformador TR 1 230/23 kV Eldorado do Sul e TR 1 e 2 230/23 kV Cidade Industrial. A térmica Pampa Sul retornou à operação no próprio domingo (05), quando sofreu um desarme, e a subestação Nova Santa Rita segue desligada devido às inundações.

O ONS também está atento à coordenação hidráulica das bacias da Região Sul, num cenário de redução das vazões que serão observadas nos próximos dias. Em relação à situação da UHE 14 de julho, que teve emergência decretada após o rompimento parcial da barragem, segue o monitoramento e o mesmo estágio emergencial. Assim como em Salto Forqueta. Já a UHE Dona Francisca alterou o nível de segurança de alerta para atenção, juntando-se a Bugres (Barragem Blang e divisa), Canastra, Castro Alves, Furnas do Segredo e Monte Claro.

Cemig disponibiliza helicóptero para ajudar RGE

Para colaborar com o povo gaúcho e agilizar o restabelecimento de energia na região, a Cemig disponibilizou um helicóptero para ajudar na inspeção de linhas e envio de equipes para áreas de difícil acesso no estado, que sofre o pior evento climático da sua história. De acordo com o Governo gaúcho, cerca de 429 mil consumidores seguem sem energia elétrica em função das últimas chuvas e cheias, que entre outros danos, submergiu parcialmente subestações e redes elétricas.

A aeronave partiu de Minas Gerais na última sexta-feira (03) para auxiliar a distribuidora RGE com um piloto e um técnico de manutenção. O transporte aéreo vai ficar na região por tempo indeterminado e está realizando diversos sobrevoos. A operação conjunta com a empresa da CPFL Energia tem sido coordenada pelo Comitê de Crise montado pela concessionária paulista que atende o RS, no intuito de facilitar a comunicação e a tomada de decisões.

Até o começo da tarde de hoje a RGE possuía 272 mil pontos sem luz no estado. A grande maioria está com impedimento de acesso para os reparos e 40 municípios seguem com o fornecimento totalmente interrompido. Na CEEE Equatorial são 157 mil clientes sem energia, sendo 141 mil por questões de segurança ou com impedimento de acesso.

A companhia mineira ainda tem à disposição dois helicópteros que são utilizados no dia a dia para transportar técnicos e materiais, especialmente em área de difícil acesso, além de inspecionar com mais facilidade o sistema de distribuição. A outra aeronave está em prontidão para realizar atendimentos na sua área de concessão em Minas Gerais.

O diretor-geral da Aneel, Sandoval Feitosa, enviou um comunicado à Cemig destacando o seu auxílio à RGE. E informou que, no âmbito da Sala de Crise criada pelo regulador, por meio da PRT 131/2024, dará ciência a diretoria da Agência para eventuais autorizações e reconhecimento de custos que sejam necessários no âmbito da regulação setorial.