Consumo cresceu 5,3% durante o mês de abril com maior atividade industrial

Consumo cresceu 5,3% durante o mês de abril com maior atividade indust

Em: 11/05/2012 às 15:30h por DCI

A carga de energia elétrica do Sistema Interligado Nacional (SIN) cresceu 5,3% em abril para 61.034 MW, na comparação com o mesmo mês de 2011, segundo dados divulgados pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Essa expansão foi atribuída ao aumento do nível de utilização da capacidade instalada da indústria, que segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), atingiu em abril, 83,9%, o maior nível desde julho de 2011 (84,1%). A demanda de energia elétrica pelo setor industrial representa cerca de 40% do consumo total do País.

Já o nível de consumo apresentou queda de 3,5% com relação a março. No acumulado dos últimos 12 meses, houve aumento de 3,6% em relação ao mesmo período anterior. A queda do consumo de abril em relação a março é explicada pelo comportamento sazonal da carga dos subsistemas, segundo o ONS. Além disso, a ocorrência de temperaturas amenas, inferiores as verificadas no mês anterior, levou a diminuição do uso de equipamentos de refrigeração refletindo diretamente na redução do consumo em geral.

Nas Regiões Sudeste e Centro-oeste, que são o maior submercado do País, os valores preliminares indicam uma variação positiva de 4,6% em abril em relação aos valores do mesmo mês do ano anterior. Com relação ao mês de março, houve redução de 3,6%. Já na Região Sul, as taxas foram de 5,3% e queda de 7,3%, respectivamente. Na Região Nordeste, houve aumento de 8% e queda de 0,8%, respectivamente nos mesmos períodos de comparação. No Norte, a taxa ficou em 3,8% e 0,8% nos dois períodos. Esta região foi a única do País a apresentar alta do consumo em abril ante março.
EDP
A Energias de Portugal (EDP) registrou lucro líquido de 337,2 milhões de euros no primeiro trimestre deste ano, queda de 1,5% ante o lucro líquido de 342,4 milhões de euros apurado no mesmo período de 2011, apesar do forte desempenho de sua unidade de energia renovável. O resultado foi influenciado pela alta dos custos financeiros. A EDP já tinha informado que o volume de distribuição de energia em Portugal caiu 4% no primeiro trimestre, após aumento do custo da energia e plano de austeridade diante da recessão econômica.
No fim do ano passado, a chinesa Three Gorges aceitou pagar 2,7 bilhões de euros por uma participação de 21% da EDP que pertencia ao governo português além de mais investimentos naquele país.