Eletrobras assume 100% daTeles Pires em permuta com a Neoenergia

Em: 28/09/2023 às 11:14h por Canal Energia

Operação possibilitará a Eletrobras agregar R$ 315 milhões de EBITDA

A Eletrobras passou a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires, após a conclusão de operação de permuta firmada entre a subsidiária Eletrobras Eletronorte e a Neoenergia. A Eletrobras detinha 49% do empreendimento, e a operação ocorre sem entrada e saída de caixa, dada a permuta de ativos transacionada.

Com o fechamento da transação, a Neoenergia passa a consolidar 100% da operação da Energética Águas da Pedra (UHE Dardanelos), com uma capacidade instalada total de 261 MW e deixa de ter qualquer participação na UHE Teles Pires.

Com isso, a Neoenergia concluiu a transferência para Eletrobras Eletronorte das ações ordinárias representativas de 50,56% do capital social total e votante da Teles Pires Participações e as ações ordinárias representativas de 0,9% do capital social total e votante da Companhia Hidrelétrica Teles Pires.

A UHE Teles Pires possui uma potência instalada total de 1.820 MW. E com a cessão de 49% da UHE Dardanelos e a consolidação de Teles Pires, a Eletrobras irá agregar R$ 315 milhões de EBITDA (2022) e R$ 2,4 bilhões de dívida líquida (2T23).

Segundo a Eletrobras, a transação está alinhada ao objetivo estratégico de racionalização de participações, conforme previsto no planejamento estratégico da companhia, e resultará em otimização societária, uma vez que deixará de deter participações nas companhias Neoenergia Afluente T, Neoenergia Coelba, Neoenergia Cosern e EAPSA, e passará a deter 100% da Companhia Hidrelétrica Teles Pires e 66% do Consórcio UHE Baguari.