Abraceel: ACL tem migração recorde em julho no acumulado de 12 meses

Em: 19/09/2023 às 09:25h por Canal Energia

Ambiente de Contratação Livre atraiu 5.863 novas unidades, maior taxa em dois anos

Dados da última edição do Boletim da Energia Livre, publicado pela Associação Brasileira de Comercialização de Energia, mostram que o mercado livre de energia em julho voltou a registrar números expressivos de expansão no período acumulado de 12 meses, crescendo 20% em relação ao período anterior. O ambiente de contratação livre atraiu 5.883 novas unidades consumidoras, maior taxa em dois anos. No total, o Brasil registra agora 35.142 unidades consumidoras livres, agrupadas em 12.005 empresas, responsáveis por um consumo de 25.852 MW med, 39% do consumo nacional.

Os dados fazem parte da mais recente edição do Boletim da Energia Livre, publicação da Abraceel que mostra o panorama mensal do mercado livre de energia no Brasil atualizado com base nos indicadores mais recentes divulgados por diversas instituições e consultorias.

O mercado livre de energia segue como indutor das fontes renováveis, absorvendo 67% da energia gerada por usinas a biomassa, 59% por PCH, 49% por eólicas e 58% por usinas solares centralizadas. Com isso, o mercado livre de energia absorveu 55% da geração de energia consolidada de fontes renováveis incentivadas (eólica, solar, PCH e biomassa), aumento de 21% nos últimos 12 meses.

O boletim da Abraceel diz ainda que a quantidade de comercializadores chega a 512, empresas responsáveis pela negociação de 44% de toda a energia elétrica nacional. Nos estados do Pará, com 55% e Minas Gerai, com 54%, mais da metade da eletricidade demandada mensalmente pelos consumidores já é proveniente do mercado livre de energia. No Paraná, o percentual está em 45%. Em julho, 12,5% do volume de energia negociado está empacotado em contratos com prazo superior a 10 anos de duração.