Tesouro pode reduzir tarifas em 0,5 p.p. para cada R$ 1 bi aportado na CDE

Em: 04/09/2023 às 13:48h por Canal Energia

Estimativa da TR Soluções considerou três cenários diferentes que ajudariam a mitigar o aumento de 2024 a até mesmo a reduzir a tarifa em 2024

A transferência de recursos do Tesouro Nacional para cobrir parte do orçamento da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) pode reduzir as variações das tarifas de energia em 0,5 ponto percentual em 2024 para cada R$ 1 bilhão aportado. Esse cálculo foi realizado pela TR Soluções, empresa de tecnologia especializada em tarifas de energia, considerando a hipótese apresentada pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, no início desta semana.

A simulação do impacto tarifário foi feita considerando três cenários de aportes de recursos na CDE, o primeiro foi de R$ 5 bilhões, um segundo de R$ 10 bilhões e um terceiro de R$ 15 bilhões. Os resultados apontam que as transferências dessas ordens de valores levariam os reposicionamentos médios das tarifas de aplicação para os consumidores residenciais para 1,43%, no primeiro caso, depois alcançaria variação negativa de 1,10% no segundo e cairia 3,47% no terceiro, isso já em 2024.