Projeto prevê cultivo de alimentos abaixo de painéis solares

Em: 22/08/2023 às 09:39h por Canal Energia

Iniciativa da Cemig em parceria com a Epamig e CPQD desenvolverá metodologias para produção do primeiro protótipo agrivoltaico em 30 meses

Produzir alimentos e energia elétrica em um mesmo local poderá ser uma realidade em algumas regiões de Minas Gerais. É o que pretendo o primeiro projeto agrivoltaico que está sendo desenvolvido no estado, fruto de uma parceria entre a Cemig, a Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e o CPQD. A iniciativa foi aprovada em edital de chamada pública da estatal, que seleciona projetos por meio do programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) regulado pela Aneel. O investimento total é de cerca de R$ 10,5 milhões e as pesquisas serão desenvolvidas ao longo de 30 meses.

A proposta visa buscar soluções para as dificuldades já identificadas na integração de duas atividades tidas como pontos fortes da economia mineira: agricultura e geração de energia solar. O método de pesquisa contará com três instalações agrivoltaicas, que vão permitir realizar análises comparativas entre elas. O objetivo é determinar quais serão as combinações de modelos de módulos e as melhores culturas para aumentar a produtividade global das atividades.

A pesquisadora da Epamig, Polyanna Oliveira, explicou à Agência CanalEnergia que o sistema permitirá o cultivo sob os painéis montados acima do solo, em uma altura que permita o trânsito de tratores e implementos mais utilizados nas operações agrícolas. Serão utilizados sensores variados para monitorar o comportamento do solo, como temperatura e umidade, da eficiência dos painéis solares, dentre outros parâmetros como uso da água, índice de ocupação do terreno e a integração de diferentes culturas agrícolas.