CCEE: Consumo de energia sobe 0,4% em julho com alta no ACR

Em: 22/08/2023 às 09:23h por Canal Energia

Calor nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste provocou crescimento no mercado das distribuidoras e ACL diminui impactada pela menor fabricação de veículos no país

O consumo de energia atingiu 63.322 MW médios em julho, aumento de 0,4%, na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados preliminares da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). O resultado foi puxado pela maior carga vindo das residências e pequenos comércios, reflexo do aumento das temperaturas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, com maior uso de aparelhos de ar-condicionado.

O ambiente regulado apresentou alta de 0,8% no comparativo anual. Já as indústrias e grandes empresas que negociam o insumo no mercado livre registraram queda de 0,4%, em função principalmente de uma produção menor no ramo de fabricação de veículos. Dos 15 ramos monitorados, sete apresentaram incremento nas demandas por energia, com destaque para a extração de minerais metálicos (5,9%), alimentícios (3,2%) e bebidas (1,9%). Já as maiores reduções foram registradas nas indústrias de veículos (-6,8%), química (-6,6%) e têxteis (-4,9%).