Documento do ONS aponta operação conservadora após apagão

Em: 22/08/2023 às 09:21h por Canal Energia

O Informe Preliminar de Interrupção de Energia confirmou o ponto de origem do incidente

O Operador Nacional do Sistema Elétrico divulgou nesta quinta-feira, 17 de agosto, o Informe Preliminar de Interrupção de Energia no Sistema Interligado Nacional (IPIE), um documento técnico com informações sobre o apagão registrado na última terça-feira, 15. O documento, que servirá de base para o relatório final a ser apresentado pelo ONS em até 45 dias úteis, confirma os dados sobre o ponto de origem da ocorrência e informa que o sistema está sendo operado em condições mais conservadoras, para garantir a segurança do atendimento.

Estão sendo adotados critérios mais restritivos, com ações como redução no carregamento das linhas de transmissão e postergação de manutenções programadas.

O evento começou com o desligamento da LT 500 kV Quixadá-Fortaleza II, de propriedade da Chesf, em razão de uma atuação incorreta no sistema de proteção da linha. Informações conhecidas até agora mostram que embora um incidente dessa natureza não seja suficiente para ocasionar os danos observados, houve um efeito cascata no Sistema Interligado. A interrupção ficou em torno de 19 mil MW, correspondente a cerca de 27% da carga total do sistema.