GD atinge 23 GW e deve chegar a R$ 38 bi em aportes no ano

Em: 03/08/2023 às 09:24h por Canal Energia

ABGD aponta que país deve alcançar 26 GW até o final de 2023

O Brasil alcançou a marca de 23 GW de capacidade em geração própria de energia elétrica, também chamada de Geração Distribuída (GD), segundo levantamento da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD). O resultado é puxado principalmente pela energia solar, com mais de 98% do total, mas também conta com eólicas, biomassa e outras fontes.

De acordo com o presidente da entidade, Guilherme Chrispim, 2023 tem sido extremamente positivo para a modalidade, com mais de 4 GW de potência acrescidos ao sistema e devendo adicionar pelo menos mais 3 GW até o final do ano, totalizando ao menos 26 GW e cerca de R$ 38 bilhões em investimentos. O país ultrapassa a marca de 3 milhões de unidades consumidoras (UC’s) que utilizam a geração própria de energia.

“O momento é de grandes oportunidades no que diz respeito a qualidade dos sistemas e capacitação de profissionais que queiram trabalhar no setor”, afirma o executivo. Ele destacou ainda que para os consumidores, a GD se tornou uma alternativa para garantir previsibilidade e baixar custos. Já em relação ao sistema elétrico nacional, reduz custos de transmissão e distribuição, além de contribuir para a segurança do sistema a partir de fontes renováveis.