Distribuidoras comemoram resultados do Prêmio Abradee 2023

Em: 31/07/2023 às 11:11h por Canal Energia

Neoenergia e CPFL levaram principais prêmios, que teve o grupo Energisa e a Celesc como destaques

A 25ª edição do Prêmio da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), que visa estimular a cooperação e a melhoria da gestão e serviços das concessionárias de energia, foi encerrada na noite da última quinta-feira, 27 de julho, com a cerimônia de entrega dos troféus no Clube Naval de Brasília. Abaixo e acima de 500 mil consumidores, as categorias analisadas foram de Avaliação do Cliente, Gestão Operacional, Gestão Econômico-Financeira, Qualidade da Gestão, Responsabilidade Socioambiental, Melhor Distribuidora Nacional, Melhor Distribuidora Regional e Evolução do Desempenho.

Na pesquisa, a Abradee considera indicadores internos das empresas, do Instituto Ethos, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e do FNQ. A premiação também leva em conta a Pesquisa de Satisfação do Cliente, realizada pela Innovare Pesquisa por meio de entrevistas com clientes de todo o país.

Pelo lado da Neoenergia, a subsidiária com uma base de 1,5 milhão de clientes no Rio Grande do Norte, conquistou o título de melhor distribuidora do Brasil, da região Nordeste e em Gestão Operacional. Já a Elektro, que atende a 2,9 milhões de consumidores em parte dos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, ganhou como a melhor empresa do Sudeste e nas categorias Qualidade da Gestão e Evolução de Desempenho. As duas concessionárias também foram classificadas em outros quesitos. A Elektro obteve segundo lugar na premiação nacional e a terceira posição em Gestão Operacional, enquanto a Cosern ficou na segunda posição em Qualidade da Gestão.

Santa Cruz e Paulista destacam-se na CPFL

Além de melhor concessionária do Brasil na categoria Empresas com menos de 500 mil consumidores, a CPFL Santa Cruz também recebeu os títulos em Responsabilidade Socioambiental e Gestão Operacional. Na categoria Empresa com mais de 500 mil clientes, a CPFL Paulista ganhou o prêmio de Responsabilidade Socioambiental, sendo reconhecida também como a segunda melhor distribuidora do Sudeste.

Em 2022 a holding informa ter aplicado mais de R$ 4,8 bilhões na expansão, modernização e manutenção do sistema elétrico em toda concessão. Para os próximos anos, o objetivodaCPFLé continuarcomprojetos que otimizam a eficiência operacional e criam valor compartilhado com a sociedade. Entre os exemplosestáoprogramaArborização+Segura,que jápromoveu o plantio de maisde50mil árvoresnas áreas do grupo.

Três troféus na Energisa

No Grupo Energisa, sete das nove distribuidoras estão entre as mais bem avaliadas do Brasil segundo a visão dos próprios clientes. que apontaram a ESS, ESE e EMS como vencedoras nas categorias com mais de 500 mil consumidores, nos critérios Avaliação pelo Cliente e Gestão Econômico-financeira e a premiação regional Norte/Centro-Oeste, respectivamente. Foram três troféus, incluindo as concessões em São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Sergipe e Mato Grosso do Sul.

De acordo com a companhia, os resultados refletem os investimentos em melhoria de rede, automação, modernização da frota, digitalização e atendimento. No primeiro trimestre deste ano, foram aplicados cerca de R$ 1,1 bilhão no serviço de distribuição, 12% a mais que no mesmo período do ano anterior. Também são fruto de uma cultura centrada no cliente, fundamentada no desenvolvimento de competências e num modelo de gestão que permite antecipar tendências e trocar experiências entre as unidades

Celesc vence como melhor distribuidora do Sul

Apurada como a melhor distribuidora de energia elétrica do Sul do país com mais de 500 mil unidades, a Celesc também foi reconhecida com o terceiro lugar nacional em Avaliação do Cliente e Evolução do Desempenho. A companhia foi finalista juntamente com a RGE e a Copel, sendo que no ano passado a empresa catarinense havia ficado em terceiro lugar. Nos outros dois critérios, a disputa mais acirrada aconteceu com a Copel, Energisa Sul-Sudeste, Enel São Paulo, Energisa Minas Rio e a Neonergia Elektro.