UHE Sinop obtém I-REC e está apta para emitir certificados de energia renovável

Em: 31/07/2023 às 10:59h por Canal Energia

Selo emitido pelo Instituto Totum atesta que a energia produzida pelo empreendimento é limpa e renovável

A Usina Hidrelétrica Sinop recebeu o certificado I-REC (Renewable Energy Certificate), emitido no Brasil, pelo Instituto Totum. Com isso, a UHE está apta para emitir certificados de energia renovável no mercado, permitindo a ampliação do portfólio de serviços oferecidos ao consumidor e ofertando produto alinhado com a redução de emissão de Gases de Efeito Estufa (GEE). O selo recebido pelo empreendimento tem validade de cinco anos a partir de 2023.

O selo garante que a energia produzida pelo empreendimento é limpa e renovável, seguindo recomendações e critérios de padrões internacionais de rastreamento de atributos ambientais de energia. Cada I-REC equivale a 1 MWh de energia e pode ser comprado por empresas que tenham seus negócios baseados no desenvolvimento sustentável e atentas à emissão de gases de efeito estufa. Os certificados de energia renovável permitem a comprovação da origem da energia, logo, contribuem também com o alcance das metas de sustentabilidade de muitas companhias. A aquisição do selo no Brasil e no mundo cresce à medida que o mercado adota e exige práticas de ESG.