Belo Monte gera 9,4% da energia no Brasil no primeiro semestre

Em: 25/07/2023 às 14:26h por Canal Energia

Usina da Norte Energia totaliza 16 mil GWh gerados nos primeiros cinco meses do ano e produção perfaz 5% da matriz elétrica nacional

A hidrelétrica que mais gerou energia para o sistema elétrico brasileiro no primeiro semestre de 2023 foi Belo Monte. A usina chegou a 9,4% (29.125 GWh) de toda eletricidade utilizada no país no período, informa a Norte Energia, apontando volume equivalente ao consumo de 30 milhões de residências, potencial que poderia atender a todos os domicílios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

O cálculo sobre as moradias dos 19 estados e o Distrito Federal tem como base os dados divulgados pelo Censo 2022. A mesma quantidade de energia também seria suficiente para abastecer todo o Sistema Interligado Nacional (SIN) por aproximadamente 17 dias. Até maio desse ano, a empresa é a geradora que comercializou o maior montante de energia no Brasil, totalizando 16 mil GWh nos primeiros cinco meses do ano.

O complexo hidrelétrico de 11,2 mil MW corresponde a 5% da matriz elétrica brasileira, 10% da capacidade de geração hidráulica. Em 2022 gerou 4.240 MW médios, sendo que a Garantia Física (GF) do empreendimento é de 4.571 MWm. A geração ficou 331 MW médios abaixo da GF, representando 93% da mesma.

Além disso, em 2022 ocorreu vertimento turbinável, provocado por falta de rede de transmissão, de 718 MWm. Essa situação acontece quando as UHEs poderiam gerar mais energia, devido a quantidade abundante de água passando por suas comportas, mas não acontece por restrições elétricas e energéticas e em consequência da inserção de energia pelas renováveis complementares.

Somando o vertimento turbinável, as turbinas do complexo teriam conseguido produzir 4.958 MWm no ano que passou, 387 MWm acima da Garantia Física. Dessa forma, o ativo teria gerado 108% da sua GF se não houvesse deficiência de sistema de transmissão.