Governo promulga dispositivo da lei da INB que mantém percentual para P&D e EE

Em: 20/07/2023 às 11:11h por Canal Energia

Veto à exigência de aplicação 0,50% da ROL por empresas do setor elétrico foi derrubado pelo Congresso

O governo promulgou a parte vetada da Lei 14.514, de 2022, que mantém até dezembro de 2025 o percentual mínimo de 0,50% da receita operacional liquida das empresas para investimento nos programas de pesquisa e desenvolvimento e de eficiência energética do setor elétrico. O dispositivo que altera a Lei 9991, de 2000, foi restabelecido pelo Congresso Nacional, ao derrubar o veto do ex-presidente Jair Bolsonaro que reduziria pela metade o valor mínimo a ser aplicado nos programas regulados pela Aneel.

A lei trata do papel da Indústrias Nucleares do Brasil (INB), sobre a pesquisa, a lavra e a comercialização de minérios nucleares, de seus concentrados e derivados e de materiais nucleares, autorizando a parceria da estatal com empresas privadas na exploração mineral nessa área.