Colíder inicia fase de obras após período de chuvas

Em: 07/05/2012 às 11:10h por 24 Horas News

img

O período de chuvas no norte de Mato Grosso está chegando ao fim, permitindo que seja iniciada uma nova fase nas obras da Usina Colíder com as frentes de trabalho concentradas na construção da barragem na margem direita do Rio Teles Pires. O período de estiagem, que tradicionalmente vai de maio até o final de setembro, vai possibilitar a realização de escavações em terra e a execução de aterros – atividades essenciais para formar a barragem, que terá núcleo de argila.

A Hidrelétrica de Colíder terá 300 MW (megawatts) de potência instalada e gerará energia suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 850 mil habitantes. O empreendimento está sendo construído no norte do Mato Grosso, numa região que alcança os municípios de Nova Canaã do Norte, Colíder, Itaúba e Cláudia. As obras seguem o cronograma estabelecido pela Copel, que trabalha com a possibilidade de antecipar a entrada em operação da usina, prevista para ocorrer em dezembro de 2014.

A construção da usina faz parte do planejamento estratégico da Copel, que prevê aumentar em até 44% nos próximos quatro anos sua capacidade instalada para geração de energia elétrica, que hoje é de 5.158 MW – incluindo a potência proporcional dos empreendimentos em que a empresa tem participação.

CONCRETAGEM – As atividades no canteiro de obras da Usina Colíder já abrangem diversas frentes de trabalho e já incluem o início da concretagem de importantes estruturas como o vertedouro, por exemplo, que permite operar os níveis de acumulação de água no reservatório escoando as vazões excedentes em situações de cheia. O lançamento de concreto nas estruturas do vertedouro prossegue, com destaque para a calha hidráulica e os primeiros pilares. Paralelamente, teve início o lançamento de concreto de regularização na região da área de montagem e casa de força.

No mês passado, foi concluída a escavação em rocha da área de montagem da casa de força. Já as escavações em solo nos canais de aproximação e de restituição (para o desvio do rio) continuam em andamento, bem como a limpeza da área onde futuramente será construída a subestação.

Cerca de 1,7 mil pessoas estão trabalhando atualmente nas obras da Usina Colíder. Destes, mais da metade já pernoita no canteiro, onde resta finalizar algumas unidades de alojamento. A área de lazer e de convivência está funcionando e ali os trabalhadores dispõem de academia, sala de jogos e de vídeo, lan house, barbearia e lanchonete. Até o final de maio, duas quadras sintéticas de futebol e uma quadra poliesportiva ficarão prontas.