Aneel prevê expansão recorde da geração em 2013

Em: 04/05/2012 às 10:58h por Jornal da Energia

img

O País pode bater dois recordes consecutivos de ampliação da geração de energia. Segundo dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), 9,3GW em usinas têm previsão de iniciar a operação ao longo deste ano, o que representaria um marco histórico. Em 2013, o número seria ainda maior, com 11,9GW em novas plantas.

Os dados divulgados pelo órgão regulador, porém, apontam que 1,1GW em empreendimentos que precisam começar a geração de energia nesta ano ainda enfrentam restrições, como falta de licença ambiental. Outros 10MW encontram "grave restrição" - definidos como de ordem ambiental ou judicial. Em 2013, os entraves ainda são maiores: 6,4GW são colocados como "com restrição".

As expectativas da Aneel apontam para mais 4,3GW contratados para iniciar operação em 2014 e 5GW em 2015. Entre 2016 e 2020, mais 12GW devem ser adicionados ao sistema. Os números não levam em conta outros 9GW em projetos que estão com problemas e não possuem qualquer previsão de entrar em funcionamento. Dentre esses empreendimentos, 4,3GW são vistos como "com restrição", enquanto outros 4,7GW aparecem com "grave restrição".