Consumo de gás chega a 50,8 milhões de m³/ dia em março

Em: 04/05/2012 às 10:53h por Canal Energia

O consumo de gás no mês de março chegou a 50,8 milhões de metros cúbicos, segundo levantamento feito pela Associação Brasileira de Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado. A região Sudeste continua sendo a região que mais consome gás natural no país, com 35,4 milhões de m³/dia por dia em março. Na sequência, estão as regiões Nordeste com 8 milhões m³/dia e Sul com 4,5 milhões. Já as Regiões Centro-Oeste e Norte consumiram, respectivamente, 297,5 mil m³/dia e 2,3 milhões m³/dia.

Como insumo para geração de energia elétrica, foi consumido um total de 11,70 milhões m³/dia, com destaque para a região Sudeste, que consumiu 7,93 milhões m³/dia, sendo que apenas o estado do Rio de Janeiro é responsável por 6,35 milhões m³/dia desse total. Em seguida vem a região Norte, com 2,37 milhões m³/dia consumido apenas pelo estado do Amazonas. A região Nordeste atingiu a marca de 1,38 milhão m³/dia. O Centro-Oeste teve um consumo de 1,9 mil m³/dia e a região Sul não teve percentual considerado.

Já na utilização do gás para cogeração, o total utilizado no mês de março foi de 2,92 milhões de m³/dia, com a região Nordeste puxando o consumo no país, com 1,29 milhão m³/dia, sendo o estado da Bahia responsável pela quase totalidade do consumo, com 1,22 milhão m³/dia. A região sudeste veio logo em seguida, com 1,11 milhão m³/dia. O Sul aparece com 517,9 mil m³/dia e o Centro-oeste consumiu apenas 2,8 mil m³/dia.